O CONCORDAMOS AJUDA SUA COMUNIDADE A ENCONTRAR CONSENSOS.

Nossa Missão

Nossa meta é clara: permitir que mais pessoas sintam prazer em tomar decisões em grupo. 

Como faremos isso? Facilitando o acesso ao voto quadrático, uma metodologia criada na academia e popularizada pela organização Radical Xchange. O Concordamos é a versão tropicalizada da ferramenta, adaptada às necessidades do Brasil e do Sul Global.

.

O Concordamos revela as prioridades do seu grupo

Nossos objetivos

Em uma linha, queremos que as pessoas celebrem a possibilidade de votar, e de tomar decisões em grupo. 

O Concordamos permite às pessoas votarem de uma forma diferente, dando ênfase naquilo que mais desejam. Ao mesmo tempo, a metodologia equilibra os extremos, de forma que a votação revela muito bem as prioridades mais consensuais do grupo.

O resultado é um processo democrático que deixa todos mais representados. Minorias e maiorias saem mais satisfeitas, e até mesmo quem é isolado tem maior chance de ser percebido pelos demais.

O segredo do Concordamos


Nossa ferramenta “tropicalizou” a metodologia do Voto Quadrático, idealizado para promover decisões mais consensuais. 

Na forma de votar que mais praticamos, como nas eleições gerais, alguém sempre sai vencedor. Esse método é fantástico, mas tem suas limitações quando queremos encontrar outras coisas, como as prioridades do grupo que vão além da simples opinião da maioria.

No Concordamos escolhemos fazer diferente. Distribuímos entre pessoas a mesma quantidade de votos (créditos), mas permitimos que elas votem mais vezes no que quiserem mais. Mas isso tem um custo: quanto mais vezes quiser votar igual, mais e mais créditos você precisa dar. 

Como o voto é “quadrático” (ou seja, você pode votar mais vezes, mas isso tem um custo) eliminamos o risco da “tirania da maioria”, que acaba ofuscando a diversidade de preferências no grupo. No final da votação, importa mesmo é quantas pessoas priorizam as opções de forma consensual. 


Gostou? Quer saber mais? Clique aqui e leia em detalhes nossa metodologia de votação.