1. O que é Concordamos?
Concordamos é uma ferramenta que revela as prioridades e preferências de um grupo, dentre uma lista de opções elencadas. O Concordamos adota uma metodologia de votação que favorece a tomada de decisões por consenso em processos democráticos.
Inclusive, o nome Concordamos vem da vontade que as pessoas têm de encontrar aquilo que muitos concordam, do desejo de sair satisfeita de uma conversa com uma decisão que agrada a todos.
2. Como funciona o processo de votação do Concordamos?
O Concordamos adota a metodologia do Voto Quadrático, testada e validada em diversos países, e tema de várias reportagens internacionais.
O processo de votação acontece todo online. Ao abrir uma votação, alguém inclui uma lista de opções para o grupo priorizar. A partir dali, quem entrar na votação recebe a mesma quantidade de votos e começa a expressar sua preferência dentre as opções.
Para votar, cada pessoa aloca os votos recebidos nas opções que preferir. E se quiser votar mais vezes na mesma coisa, paga um preço: votar duas vezes custa o dobro de votos, e assim por diante.
Ao final da votação, o método revela de forma muito clara as prioridades do grupo, dentre as opções, balanceando maiorias e minorias, diferentes e iguais. Ou seja, no final do processo, encontramos as prioridades do que as pessoas desejam em grupo.
3. Por que cada pessoa pode votar mais vezes na mesma coisa?
No fundo, a metodologia permite balancear a quantidade e a intensidade dos desejos de um grupo. É por isso que é possível votar mais vezes na mesma opção, mas há um custo.
Vamos a um exemplo prático: você recebe 100 votos, mas quer votar cinco vezes na mesma opção. Para isso você deverá alocar não 5 votos (um voto por vez), mas sim 25 votos. Percebe a diferença? É assim que equilibramos minorias e maiorias, diferentes e iguais, revelando prioridades mais consensuais no grupo.
4. Posso alocar todos os meus votos em uma única opção?
Olha, pode sim. Isso dá destaque ao que mais deseja, mas como custa mais votar na mesma opção, você acaba votando menos no final.
Vamos a um exemplo prático: você recebe 100 votos e quer colocar todos na mesma opção. Como votar mais vezes no mesmo tem um custo, seus 100 votos disponíveis virarão 10 votos efetivos.
5. E se eu quiser apoiar mais de uma opção?
Você terá diferentes opções para votar, e um monte de votos disponíveis (créditos) para usar. Basta ir selecionando o que mais prefere, votando mais ou menos vezes, e você vai ver na tela o custo de cada coisa.
Na prática, quanto mais você distribuir seus votos, mais votos efetivos você terá. E você pode fazer isso votando várias vezes no que mais ou menos desejar.
6. Posso votar contra uma opção?
Depende. Quem cria a votação pode escolher por usar ou não essa metodologia. Esse método é indicado para aquelas decisões que se sabe de antemão que as pessoas estão bem divididas, em que existem coisas que as pessoas amam e odeiam ao mesmo tempo.
Permitir que se vote a favor ou contra aumenta assim a visibilidade do que as pessoas mais preferem, e do que mais rejeitam.
7. Como o Concordamos promove o consenso?
O Concordamos elimina a equivalência de uma pessoa um voto. Ao permitir votar mais vezes na mesma opção, a matemática por trás reduz as distâncias entre o que prefere a maioria e a minoria, gerando resultados que todos prefiram mais.
8. Eu posso organizar uma votação para o meu grupo?
Sim. O Concordamos é gratuito e desenvolvido para que cada grupo crie sua própria votação. Podemos ajudar você a entender a metodologia, mas a ferramenta é intuitiva. Basta enviar o link para as pessoas e com poucas instruções a votação pode ser iniciada.
9. Qual a diferença entre votações públicas e privadas?
Existem votações que podem participar apenas pessoas autorizadas, como no caso da necessidade de ser membro ou associado a um grupo. Nesses casos, só deve votar quem for habilitado. Estas são privadas.
A votação pública, contudo, é a mais simples de se usar e todos são convidados a participar. E como ninguém fica entrando em votações por aí exceto se tiver um grande interesse no resultado, as votações abertas são mais inclusivas (e mesmo assim, representativas).
10. Qual a diferença entre votações com login e sem login?
Às vezes, queremos ter um controle dos participantes da votação. Nesse caso, apenas podemos requerer o registro prévio de todos os participantes, por meio de um cadastro na plataforma (login). Nos demais casos, a votação fica aberta para qualquer pessoa com o link, aí basta sair votando.
11. Minha dúvida não está nessa lista!
Caso você tenha outra dúvida ou queira saber mais sobre o Concordamos, entre em contato conosco pelo e-mail [email protected]